Como fazer cachorro vomitar. Intoxicação.

Os cães são animais curiosos e muito comilões, uma das suas principais diversões é mastigar e comer coisas diferentes, sabendo disto recomendo que você saiba como fazer cachorro vomitar caso ele coma algo tóxico.

Como fazer cachorro vomitar com água oxigenada

Uma das drogas preferidas por nós veterinários para induzir o vômito em cães é o peróxido de hidrogênio ou mais comumente conhecido como água oxigenada. Aquela mesma água oxigenada que você encontra facilmente nas farmácias, só que não pode ser qualquer uma delas, tem de ser a solução de 3% ou seja a água oxigenada 10 volumes.

Caso você não tenha ela em casa sugiro que compre e deixe reservado um frasquinho na caixa de primeiros socorros do seu cachorro porque nunca se sabe quando pode acontecer dele resolver experimentar novos sabores.

Antes de te falar a dose certa a ser dada e como dar quero te pedir que veja em quais situações você não deve induzir o vômito.

Quando NÃO induzir o vômito 

fazer cachorro vomitar


Não são todas as situações de ingestão de produto tóxico que é indicado fazer o cachorro vomitar.

Veja aqui uma lista de substâncias tóxicas que se você forçar seu bichinho a vomitar não resolverá o problema e agravara mais a situação.

1- Substâncias líquidas corrosivas

fazer cachorro vomitar água oxigenada

-água sanitária

-desentupidores de pias e ralos

-amônia

-sabão em pó,

-óleo de motor,

-tinta ou diluente,

-substâncias a base de petróleo

Estas substâncias quando ingeridas causam uma destruição da parede do esôfago e estomago pois são corrosivas. Ao forçar ele a vomitar estas substâncias passarão novamente pelo esôfago causando novos danos a mucosa esofágica já machucada pela ingestão.

2- Ingestão de Objetos afiados e pontiagudos

Estão entre eles alfinetes, tachas, cacos de vidro, parafusos, agulhas, ganchos de enfeites de natal, lâmina de barbear, pregos, papel alumínio entre outros. São objetos que causam cortes e feridas profundas podendo causar até rompimento da parede do esófago e do estômago.

3- Ingestão de Objetos Metálicos

moeda fazer cachorro vomitar
Brazilian coins

As moedas e baterias de celular ou qualquer outro objeto eletrônico são alvo de desejo para roer e engolir do seu cão. Estes objetos dificilmente são eliminados através do vômito. E em cães de pequeno porte induzir o vômito pode provocar uma obstrução do esôfago podendo ser fatal para o cãozinho.

Nestes casos o melhor a fazer é levar o animal ao veterinário rapidamente, na maioria dos casos de ingestão de objetos afiados, pontiagudos e metálicos o procedimento é cirúrgico e deve ser feito com urgência.

Fique atento: Se o seu cachorro comeu algum produto industrializado leia o rótulo do produto e certifique-se que pode ser induzido o vômito.

Animal desacordado NÃO pode vomitar

Fazer cachorro vomitar

De forma alguma induza o vômito de um cachorro que esteja inconsciente ou convulsionando. Ao tentar induzir o vômito nestas situações, pode acontecer do produto usado para provocar o vômito fazer uma falsa via e parar nos pulmões causando uma pneumonia, piorando a situação.

Agora que você está por dentro das situações em que não deve ser induzido o vômito fique comigo que vou te ensinar como fazer o cachorro vomitar de maneira correta.

Como fazer o cachorro vomitar em 3 passos

Para induzir o vômito do seu cachorro você vai precisar ter em mãos água oxigenada 10 volumes, uma seringa sem agulha e algum alimento que seu cão goste de comer (pode ser até um pão ou mesmo ração em lata que é mais saborosa).

O Primeiro Passo

fazer cachorro vomitar

Faça ele comer. Até um pedaço de pão pode ser uma boa opção neste momento. Pode parecer estranho forçar o cachorro comer algo antes de vomitar, mas é que assim fica mais fácil ele vomitar quando você der a água oxigenada, mas caso ele não queira comer não perca muito tempo forçando, administre rapidamente a água oxigenada. Em casos de intoxicação você precisa correr contra o tempo para salvar seu bichinho.

Segundo Passo

fazer cachorro vomitar

Agora administre a água oxigenada 10 volumes. A dose a ser dada é uma colher de chá ( 5ml) para cada 10 kg de peso corporal. Use uma seringa (sem agulha) e despeje a água oxigenada 10 volumes no fundo da boca sobre a língua do cachorro e tenha certeza que ele engoliu.

Normalmente eles vomitam rapidamente. Caso ele não vomite em 5 minutos você pode repetir a mesma dose novamente.

Obs: este procedimento não pode ser feito por mais de 3 vezes.

Terceiro Passo

fazer cachorro vomitar

Fazer o animal caminhar um pouco após ingerir a água oxigenada ajuda a estimular o vômito. Ao caminhar a água oxigenada se mistura ao alimento no estômago e rapidamente o cão sente vontade de vomitar. Em casos que o cachorro não queira andar você pode mexer a barriga dele levemente com as mãos para ajudar a água oxigenada se misturar com o conteúdo gástrico.

obs:  Em casos de ingestão de algum produto tóxico a mais de 2 horas não é necessário induzir o vômito pois a substância tóxica não está mais no estômago, mas sim no intestino. Neste caso fazer o cachorro vomitar não ajudará a resolver o problema apenas deixará o animal com mais mal-estar.

Depois que ele vomitou observe o conteúdo do vômito. Pode parecer algo nojento mas é desta maneira que você ira descobrir o que ele comeu e se conseguiu devolver algo com o vomito. O que não fazemos pelos nossos bichinhos.

Fazer o cachorro vomitar nestes casos é um primeiro-socorro que você está prestando ao seu cãozinho e pode salvar a vida dele se for feito da maneira correta, porém pode não ser suficiente para salva-lo, pois a maioria das substâncias tóxicas são absorvidas rapidamente.

O indicado é que você leve seu bichinho ao médico veterinário para que ele possa avaliar se seu cachorro não corre nenhum risco de morte.

Todo cuidado é pouco nestas situações

Cachorro vomitar

Espero que o artigo possa ter te ajudado, se você gostou COMPARTILHE com um amigo . Você pode ajudar a salvar um vida.

Dra. Vania de Paula médica veterinária especializada em clinica de pequenos animais

Veja também : Cachorro Pode Comer Uva? Primeiros Socorros

Dra. Vania de Paula

Médica veterinária especializada em clinica médica de pequenos animais. Vou te ajudar a cuidar melhor do seu pet.

One thought on “Como fazer cachorro vomitar. Intoxicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *