4 Sinais de Aviso que a Alimentação do Cachorro está errada
A alimentação do cachorro é um dos pontos primordiais para ele ter uma vida saudável, porém assim como nós humanos que sofremos com a má alimentação e o stress da vida moderna, os nossos cães também estão sofrendo consequências da realidade fast food que vivemos.
Como você já deve ter ouvido falar o “cão é a cara do dono”, mas em alguns lares o cãoo também é o estômago do dono. Podemos tomar como exemplo a deliciosa estória de companheirismo entre Scooby e Salsicha, os inseparáveis comilões.
As estórias infantis nos mostram muito da nossa realidade de uma maneira exagerada mas nos vemos ali em forma de desenho e nos identificamos. No desenho Scoobydoo, um lindo Dogue Alemão come de tudo que seu dono Salsicha come, podemos dizer que apetite não falta para os dois. O que acontece com Scooby ? Ele não engorda e nem passa mal? Porque sera ? Talvez ele não engorde porque passa a maior parte do tempo correndo de fantasmas e seu dia seja agitadíssimo. Pode ser, porque no mundo dos desenhos vale tudo, porém se fosse na vida real o Scooby poderia estar MUUUUUITO GORDO .
Talvez assim
Este é o nosso amiguinho gordinho Obie que foi acolhido em um abrigo de cães
Obie estava com 23 quilos acima do seu peso ideal (pesando 35kg ) quando chegou ao abrigo, e isso se deve ao seus donos, um casal de idosos, que durante muitos anos alimentaram ele de uma maneira completamente errada (da mesma maneira que Salsicha alimenta o Scooby).
Obesidade total, ainda mais se tratando de um dachshund, uma raça de cães pequeno porte. Mas Obie teve sorte foi adotado por uma Veterinária (Nora Vanatta) e foi muito bem cuidado. Hoje 1 ano depois, Obie conseguiu eliminar aqueles quilinhos a mais e está pesando 12 quilos, peso ideal para o seu tamanho .
Olha ele LINDÃO e Super SAUDÁVEL apreciando a paisagem
Você deve estar pensando:
“Não pode ser o mesmo cachorrinho!”, mas é ele sim!! Depois de uma combinação de dieta saudável, exercícios e cirurgia para redução de pele excedente .
Viu como um Cachorro Obeso pode sim voltar a ser saudável, basta que o seu tutor se dedique bastante, tenha disciplina e muito amor no coração.
Em alguns países os índices de Cachorros Obesos são alarmantes, a Grã- Bretanha tem mais de 4 milhões de animais obesos, e segundo o jornal Daily Mail isto ocorre porque os tutores estão dando mais calorias que o necessário, ainda de acordo com informações do jornal, 9 em cada 10, ou seja, 87% compartilham maus hábitos alimentares com seu animal, mesmo cientes dos riscos que a má alimentação pode causar.
Estima-se que no Brasil, 30% dos cachorros são obesos, O animal é considerado Obeso quando o seu peso excede 20 % do peso ideal para raça, e isso se deve a alguns fatores: alimentação errada, a falta de exercício (sedentarismo ) e uma ingestão calórica acima do necessário que leva ao acúmulo de gordura.
O hábito de dar petiscos (pães, pedaços de pizza, gorduras de carnes, etc…) aos cães é muito comum entre os brasileiros, porque os cachorros vivem bem dizer dentro de casa, e acabam “participando” das refeições. Para algumas pessoas é até uma forma de ser carinhoso com o seu fiel companheiro.
Alimentação do Cachorro.Porque os Cães não podem comer Pizza ?
Para entendermos melhor a base da alimentação canina temos de voltar lá onde tudo começou, a mais ou mensos 12000 anos atrás e conhecermos melhor a Origem dos Cães.
Hoje a Ciência confirma que o parentesco direto dos Cães com o Lobo é em torno de 99 %
Até mesmo o mais pequeno poodle ou chihuahua ainda é um lobo de coração
Dorothy Hinshaw Patent
Na natureza podemos observar canídeos selvagens como o lobo se alimentando em grande parte de carcaça de animais abatidos, seja ela fresca ou em decomposição, sendo assim são considerados Carnívoros (por definição aquele que se alimenta predominantemente de tecido animal).
Você deve estar pensando:
Mas meu cão gosta tanto de comer legumes e frutas?
Sim, eles gostam mesmo e podemos fornecer a eles a maioria destes vegetais. Devemos lembrar que como predadores na natureza os cachorros selvagens se alimentam da presa por inteiro incluindo as vísceras, e estas presas são na maioria herbívoras, sendo assim eles acabam também comendo vegetais encontrados no estômago delas. Na Faculdade e na Literatura em geral também encontramos a classificação dos cães como Onívoros ( se alimentam de vegetais e animais).
Os cães tem um grande poder de adaptação em ambientes onde há escassez de fonte proteica animal, ele consegue sobreviver com uma dieta mais rica em vegetais. Porém não é a dieta ideal para eles. Por isso não podemos é achar que eles se assemelham a nós que somos onívoros por excelência.
Pra mim um fato que deixa bem claro como eles são carnívoros é a carinha deles quando sentem cheiro de carne, não temos como negar que é de pura felicidade.
Vamos agora então esclarecer a pergunta que não quer calar:
Porque os cães NÃO podem comer Pizza ?
Apesar de ser uma delícia eles NÃO podem comer, porque alguns ingredientes que estão na maioria das pizzas não são bem digeridos, e além disso se ingeridos em grande quantidade podem intoxicá-los.
Vamos ver alguns destes ingredientes:
# Cebola: tem um alto potencial tóxico (tanto crua como cozida ) mesmo que consumida em pequenas quantidades causa danos ao organismo canino, ela possui uma substância chamada tiossulfato que os cães não conseguem metabolizar, o acúmulo no organismo pode levar a casos graves de anemia .
# Alho: também possui a mesma substância que a cebola só que em menor quantidade .
# Queijos: o problema do queijo é que alguns cães tem intolerância a lactose (incapacidade de digerir o açúcar do leite, a lactose) outro fator é que são usados queijos com alto teor de gordura como o queijo mussarela e prato e alguns cães não conseguem digerir com facilidade.
# Massa: A massa da pizza contem fermento e pode causar uma fermentação intestinal com isso dilatar o abdômen do cão causando constipação e dores fortes .
Podemos notar que as diferenças são muito significativas para deixarmos de lado e alimentarmos eles como nos alimentamos. Gosto muito de sempre quando tenho alguma dúvida a respeito de hábitos de alimentação adequada dos cães imaginar como eles viveriam se estivessem na natureza. Eles não teriam como fritar uma batata, fazer uma pizza ou um cheeseburguer, então vamos deixar estes hábitos para o nosso amigo Scoobydoo do desenho animado porque só ele pode comer de tudo.
A Obesidade Diminui a Expectativa de Vida dos Animais
4 Sinais Que Seu Cachorro Está Acima do Peso
# SILHUETA ALTERADA : Este é sem dúvida o sinal mais aparente que seu cãozinho esta ganhando peso. Pode ser notada observando as costelas e a cintura dele, no cão “em forma” você consegue apalpar as costelas e a cintura é visível. Conforme podemos notar no desenho abaixo :
# CANSAÇO: O cão fica menos ativo devido a dificuldade respiratória, e isto na maioria das vezes está associada a problemas cardíacos que são muito comum em cães obesos .
# DIFICULDADE PARA SE LOCOMOVER: Este sinal também é bem aparente nos casos de obesidade, o que ocorre é uma sobrecarga na coluna vertebral e nas articulações,elas não são feitas para suportar tanto peso, este esforço continuo faz com que surjam doenças articulares e consequentemente as dores. Os cachorros começam a andar pouco, andam mancando, não conseguem subir e descer escadas e deixam de brincar.
# APATIA: alguns cães obesos ficam entediados, dormem demais e chegam a ficar deprimidos
Outros fatores relacionados a Obesidade :
Predisposição Racial
Algumas raças sofrem mais com este problema da obesidade devido a uma predisposição genética, entre elas
estão o Labrador , Golden Retrivier, Dachshund, Collie, Beagle, Cocker Spaniel, Poodle e Pug.
Castração
Os cães castrados apresentam o dobro da probabilidade de ficarem obesos sendo que as fêmeas são as mais atingidas por este distúrbio. Depois da castração deixam de produzir hormônios que atuam na inibição do apetite, e passam a comer mais. Já nos machos com a retirada dos testículos interrompe a produção de hormônios andrógenos, estes hormônios tem fundamental importância e agem incentivando o cão a se movimentar. A Obesidade decorrente da castração pode ser evitada fornecendo uma alimentação equilibrada e estimulando eles a se exercitarem.
O que fazer se seu cão já está Obeso ?
A primeira coisa que você deve fazer é leva-lo a uma consulta com o Médico Veterinário. Só ele poderá avaliar o grau de obesidade do seu animal e o que pode ser feito para melhorar a sua saúde. Alguns cães ficam gordinhos devido a certas doenças entre elas está o Hipotireoidismo uma das mais comuns.
É preciso ter certeza que a obesidade esta sendo causada só pela alimentação errada.
Hoje estima-se que 30% dos cães adultos já estão obesos e esta porcentagem é ainda maior quando se trata de cães idosos, chegando a mais de 50%. Todo cuidado é pouco e requer observação constante, o tratamento eficaz requer uma dieta bem elaborada, um programa de exercícios físicos e monitoramento metabólico e hormonal do paciente.
É muito importante que todo este acompanhamento seja feito por um Médico Veterinário.
Jamais creia que os animais sofrem menos do que o humano. A dor é a mesma para eles e para nós. Talvez pior, pois eles não podem ajudar a si mesmos.
Dr. louis J.Camut
Gostou desse artigo? Você acredita que ele pode ajudar outras pessoas?
Então Compartilhe-o nas Redes Sociais
Se você tem alguma duvida comente logo abaixo e eu te responderei com maior prazer.
Vamos juntos cuidar da saúde do nosso Amigão!