7 alimentos proibidos para cachorro na ceia de natal

 Uma pesquisa mostra que 60% dos donos de cães compartilham a ceia de natal com os peludos, porem nem tudo que faz parte da nossa ceia faz bem para eles então
confira os sete alimentos proibidos para cachorro na ceia de natal.

E tome muito cuidado para não dar nenhum destes alimentos para o seu peludinho, senão a chance de você passar horas com ele tomando um “sorinho”  no veterinário será grande, pois em plena noite de natal ter de fazer um  passeio ao veterinário é tudo que você não quer, não é mesmo?

Aqui estão eles os

7 alimentos proibidos para cachorro na ceia de natal e durante o ano todo

Se ele pegar qualquer destes alimentos abaixo o melhor a fazer e levá-lo para o Veterinário.

Uvas e Passas

Cachorro pode comer uva?

As uvas tão deliciosas para nós, mas um perigo para eles. Estamos falando aqui de qualquer variedade de uva, uva passas e outros alimentos como tortas, pães, arroz e tudo mais que leve uva na receita. Os estudiosos não conseguiram ainda identificar qual é a substância presente na uva que causa todo este transtorno no organismo do cãozinho, mas o fato é que vários peludinhos já chegaram na clínica com um quadro de intoxicação apresentando vômito, diarreia, tremores, salivação excessiva e em casos mais graves apresentavam problemas nos rins.

Veja neste artigo mais detalhes sobre cachorro comer uva

Inacreditável mas apenas uma uva pode causar tudo isso em um cão.  Pode sim, então nem pensar em dividir uva com ele. Diga “Não” se ele pedir e não tenha dó, é para o bem dele.

Noz Macadâmia

Intoxicação por Noz

De maneira geral dar nozes para os cães não é uma boa ideia . Elas são muito gordurosas e eles tem dificuldade de digerir tanta gordura. O excesso de gordura na alimentação pode desenvolver pancreatite (inflamação do pâncreas). A pancreatite provoca muita dor e as vezes deixa sequelas para a vida toda  do bichinho.

Mas se tratando da Macadâmia o perigo é ainda maior pois ela possui uma substância tóxica que atinge o sistema nervoso causando problemas neurológicos. Basta ele comer uma pequena quantidade destas castanhas que os sintomas começam a aparecer. O cãozinho  sente dificuldade de andar (não consegue mexer  as patas traseiras), tremores, depressão, aumento da temperatura do corpo,vômitos e diarreia. Melhor então nem deixar por perto para que não corra o risco dele pegar sem você ver.

Chocolate

Cachorro pode comer chocolate?

O chocolate é outro ingrediente sempre presente em todas as festas, e ele é capaz de fazer muito mal ao seu peludinho. Ele está entre os que provocam as piores intoxicações. Tudo acontece devido a uma substância chamada teobromina presente no cacau, os cães não conseguem liberá-la do organismo como nós fazemos e ela chega a permanecer na corrente sanguínea por horas  causando um grande mal estar no bichinho. Tome muito cuidado com qualquer alimento que tenha chocolate na composição. Então não de nem um pedacinho do seu Chocottone para o cãozinho. Se ele pedir seja firme,  diga NÃO, pois uma pequena quantidade dependendo o tamanho do bichinho  pode ser fatal.

OSSOS

Cachorro pode comer osso de peru

Aqui está um item que muitos donos se sentem tentados a dar para o cão na tentativa de agradá-lo. Os cães como todo bom carnívoro podem comer ossos, mas só se ele estiver cru. Ossos cozidos ou assados Não devem ser dados de maneira nenhuma para eles. Os ossos cozidos se tornam quebradiços. Quando o cão morde estes ossos quebram em lascas. As lascas  possuem pontas afiadas e podem causar irritação, perfuração ou obstrução intestinal. Nestes casos dependendo da gravidade da lesão fica muito difícil salvar o bichinho.

Tome muito cuidado ao jogar os ossos fora. Os cães são ótimos farejadores se acharem os ossos no lixo eles não pensarão duas vezes vão comer mesmo. Embale bem ao jogar fora e deixe longe do acesso dele.

Cebola e Alho

Cachorro pode comer cebola perigo

 Difícil quem não tempera as carnes da ceia com cebola, se você gosta deste tempero nas carnes saiba que  seu peludinho não pode comer de jeito nenhum ela tem um alto potencial tóxico (tanto crua como cozida ) mesmo que consumida em pequenas quantidades causa danos ao organismo dos cães. A cebola   possui uma substância chamada tiossulfato que os cães não conseguem  metabolizar e o acúmulo no organismo pode levar a casos graves de anemia. Então carne temperada com cebola nem pensar.

O alho pode ser dado aos cães, mas em pequenas quantidades, variando muito conforme o peso e a raça. A quantidade deve ser prescrita pela veterinária. O excesso de alho na alimentação pode causar problemas parecidos aos causados pela cebola.

Se você for uma destas pessoas que adora uma comida caprichada no alho então é melhor que não de ao seu cachorro nenhum pedacinho da comida da sua ceia.

Farofa

cachorro pode comer farofa?

Farofa não é uma opção de cardápio na ceia do seu peludinho. Ela é muito rica em sal e gorduras e algumas ainda possuem em seus ingredientes passas e cebola que como já comentei elas devem ser mantidas longe dos cães. Então farofa Não faz parte da dieta dos cães.

Leite e Produtos Lácteos

Cachorro pode comer leite e queijo

Os cães conforme crescem perdem a capacidade de digerir bem o leite. A maioria dos produtos que consumimos é a base de leite de vaca que tem a constituição bem diferente do leite das cachorras.  O leite de vaca é rico em lactose que é um açúcar do leite. A lactose em excesso no intestino leva a fermentação e consequentemente a formação de gases causando dor de barriga e diarreia no cãozinho. 

Quanto aos queijos, além desta dificuldade de digerir a lactose que os cães tem, existe um  outro fator, é o teor de gordura que alguns queijos possuem,  como o queijo mussarela e prato. Os cães não conseguem digerir muita gordura com facilidade,procure evitar dar queijos.

Bom agora que você já sabe quais os alimentos que não podem estar presentes na Ceia de Natal do seu cachorro tome muito cuidado para que ele não pegue qualquer um destes alimentos escondido de você e se ele te pedir o melhor a fazer é dizer NÃO.

Se você gostou do artigo COMPARTILHE com seus amigos e ajude a impedir que mais cãezinhos comam qualquer um destes alimentos.

um abraço e um Feliz Natal

Dra Vania de Paula médica veterinária,especializada em clínica médica de pequenos animais.

Dra. Vania de Paula

Médica veterinária especializada em clinica médica de pequenos animais. Vou te ajudar a cuidar melhor do seu pet.

One thought on “7 alimentos proibidos para cachorro na ceia de natal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *