Como é uma dieta boa para cachorro idoso.Entenda melhor

Uma dieta boa para cachorro idoso deve conter nutrientes específicos para esta fase da vida do cão. Estudos indicam que:

Uma dieta balanceada e saudável  aumenta a expectativa de vida em 90%.

 Foi pensando nisso que Steve Greg, um norte-americano de Denver no Colorado  decidiu caprichar na dieta dos seus cães.

Uma dieta boa para cachorro idoso ajuda h Steve a salvar a vida de 10 cães idosos

Steve assim como muito de nós teve um cão que amou demais, mas como a vida canina é muito breve, seu amigão peludo ficou por pouco tempo ao seu lado. Não conseguindo lidar com a falta do seu” cãopanheiro” ele  decidiu  procurar um abrigo de animais para encontrar um outro peludo.  Steve queria adotar um que tivesse pouca chance de ser adotado. Os cães idosos são os que tem menos chance de adoção, pois alguns apresentam problemas de saúde devido a idade avançada e requerem maiores cuidados. Só que ao invés de adotar um  Steve ficou compadecido e acabou adotando dez vovozinhos. Uhaaauuu !! Adeus a solidão!

Olha ai o Steve com a turma ,todo feliz

Você pode estar pensando cuidar de 10 cães idosos não deve ser fácil.Como ele consegue?  Steve procurou se informar sobre qual seria a melhor dieta para cada um e estabeleceu horários para alimentá-los. Sabendo qual a melhor dieta as coisas ficam mais fáceis, um dos grandes benefícios da dieta sênior é amenizar os problemas decorrente do envelhecimento como dores e cansaço. Uma boa alimentação está diretamente relacionada com uma boa qualidade de vida.

  A nova família de Steve Greg. Aha!! Aquele ali no cantinho com um”focinho tipo tomada” é o simpático porquinho Bikini, que adora a companhia dos cães, um porco com alma canina. Lindo de se ver !!

 Para saber qual a melhor dieta para o seu” vovozinho peludo” primeiro você precisa saber se ele já é um cachorro idoso, e se for, em que fase do envelhecimento está.

Como saber se seu cachorro é idoso

O processo de envelhecimento faz parte da vida de todos nós é um processo biológico progressivo e silencioso, influenciado por fatores genéticos, ambientais e nutricionais. Ele ocorre de maneira diferente entre os cães.

Os cães de porte pequeno atingem a maturidade mais rápido, envelhecem lentamente e vivem mais. Os cães de porte grande e gigante demoram mais para atingir a idade adulta, porem envelhecem mais rápido e vivem menos. Existem muitas pesquisas a respeito das diferentes formas de envelhecer dos cães relacionadas ao tamanho e a raça, porém os estudiosos ainda não conseguiram chegar a uma conclusão precisa. O fato é que hoje é comum você encontrar cães de pequeno porte com 15 anos de idade, eu mesma já atendi um pequinês com 23 anos, porem ,é  muito difícil você encontrar um São Bernardo que consiga viver 15 anos.

Contrariando essa regra de cães maiores viverem menos encontramos os cães da raça beagle que envelhecem mais rapidamente do que outros cães do mesmo porte e não há uma explicação lógica para esse envelhecimento tão rápido.

São muitos os mistérios do reino animal e podemos ver que calcular a idade de um cão não é tão simples quanto aquela velha formula de multiplicar 1 ano por 7 .

Quantos anos meu cão teria se fosse humano ?

Temos aqui uma pergunta  que gera bastante polemica entre os estudiosos. Segundo matéria publicada no  “The Wall Street Journal”  o francês A. Lebeau, descobriu  que os cães envelhecem 15 a 20 vezes mais em seu primeiro ano de vida do que os humanos e depois o seu envelhecimento começa a diminuir e cada um ano de vida deles corresponde a 5 anos nosso. Esta é uma das teorias mais aceitas, mas mesmo assim podemos encontrar  outras teorias que propõe cálculos diferentes. Em uma coisa todos concordam a raça e o porte são essências para identificar a idade de um cão.  Para simplificar eu separei esta tabela que resume melhor a idade dos cães conforme o porte da raça

É de grande importância você saber fazer esta comparação e compreender o quanto é  breve a vida de um cão. Assim  fica mais fácil perceber as alterações que podem ocorrer no estado de saúde dele em 1 ano. Na rotina da clínica médica encontramos muitos casos de cães que fazem exames e os resultados são normais e seis meses depois ao repetir o mesmo exame encontrarmos alterações muito significativas, como por exemplo um tumor.

Cães idosos devem ser acompanhados de perto e precisam visitar com mais frequência o Veterinário, pelo menos a cada 6 meses.

Comemore mesmo cada 1 aninho da vida dele, pois passa muito rápido.

Todos os animais, com exceção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la.

Samuel Butler

Qual a idade certa para começar a alimentação sênior?

Para se chegar a um consenso foi estabelecido que um cão de pequeno porte entra na terceira idade com 7 anos e os cães de grande porte com 5 anos.

Lembrando que a dieta ideal nesta fase da vida ameniza o envelhecimento  e impede que certas doenças se manifestem.

Alimentação e as Fases do Envelhecimento

O processo de envelhecimento dos cães é dividido em 2 fases que exigem cuidados diferentes especialmente no que diz respeito à alimentação. A regra é simples:

Primeira fase

Começa quando os cães atingem  50% da sua expectativa de vida, por exemplo um pinscher normalmente vive 15 anos sendo assim com 7 anos já esta começando a envelhecer. Esta fase é silenciosa e apresenta poucos sinais aparentes, porque a maior parte do envelhecimento está ocorrendo a nível celular. Nesta fase nota-se os primeiros  pelinhos brancos em volta do focinho e dos olhos, cansaço e alterações de comportamento.

Segunda fase

Um cão que entra nesta fase geralmente já atingiu 75 a 80% da sua expectativa de vida. Nesta fase os sinais são bem aparentes, eles tem diminuição do olfato e do paladar, perda da visão (olho opaco, embranquecido ),  perda dos dentes devido doenças periodontais, dificuldade em andar, sinais de doenças cardio-respiratórias e renais.

Infelizmente a maioria dos cuidadores só percebem que seu cão ficou idoso na segunda fase. Nesta fase a mudança para alimentação sênior deve ser considerada com cuidado e o veterinário deve ser consultado, porque se o cãozinho apresentar alguma doença associada o ideal é fornecer uma ração especifica que auxilie no tratamento da doença.

 Como é uma Dieta Boa para Cachorro Idoso?

Uma Dieta Boa deve ser elaborada com o objetivo de fornecer um aporte nutricional adequado para diminuir o ritmo ou impedir a progressão das mudanças metabólicas associadas ao avanço da idade.

Ela deve conter :

Gorduras

devem estar presente em menor quantidade porque significa menos calorias.

Na terceira idade canina o  metabolismo ( soma dos processos físicos e químicos que ocorrem dentro do organismo) começa a desacelerar, diminui em torno de 20%. Os cães vovozinhos passam a ser mais calmos e sedentários, se você continuar oferecendo uma dieta com o mesmo aporte calórico vai fazer seu vovozinho se tornar um obeso em pouco tempo e isso tenho certeza que é algo que você  não deseja, pois um cão idoso e obeso tem uma qualidade de vida muito ruim.

Proteínas

A quantidade ideal de proteína presente em uma boa ração sênior  pode variar, deve-se tomar cuidado na hora da escolha.

Cães com doenças renais devem ser alimentados com uma ração com baixa quantidade de proteína para diminuir a carga de trabalho dos rins. Cães que apresentam rins sadios podem receber uma dieta sem restrição proteica o que irá ajudar a evitar a degradação muscular que ocorre devido a idade. Agora cães que apresentam má digestão precisam de uma quantidade maior  de proteína na ração.

Fibras

Deve ser rica em fibras para ajudar no transito intestinal.Cães idosos são propensos a desenvolver constipação, pois possuem um metabolismo mais vagaroso.

Vitaminas

deve ser rica em vitaminas, alguns cães idosos apresentam dificuldade na absorção e podem apresentar doenças causadas pela carência de vitaminas. Dependendo o estado de saúde de alguns animais é indicado um suplemento vitamínico.

Anti oxidantes

São substâncias capazes de proteger as células sadias do nosso corpo contra as lesões e os demais danos causados pelo excesso de radicais livres (responsáveis por muitas doenças degenerativas). Os anti oxidantes ajudam a neutralizar os efeitos dos radicais livres, quanto mais idoso for o cão menos ele consegue se defender dos ataques dos radicais livres.

Sulfato de Glucosaminas e  Sulfato de Condroitina são dois compostos capazes de prevenir o desgaste das articulações e evitando futuras doenças articulares. Algumas rações para cães sênior apresentam este composto.

Uma ração sênior de boa qualidade costuma apresentar estes nutrientes na quantidade exata, mas como existem muitas opções você deve estar atento e escolher aquela que mais benefícios trará ao seu” vovozinho peludo”. Estes são dados muito importantes que você deve levar em conta ao comparar as rações sênior disponíveis no mercad

Alimentação Natural. Eles adoram!

Esta é uma excelente opção para o” Vovôs Peludos” e eles adoram. Lembrando que alimentação natural não é o mesmo que comida caseira. Ela é preparada seguindo proporções exatas dos nutrientes que o cãozinho precisa para ficar bem alimentado. São muitos os benefícios de fornecer uma Alimentação Natural Balanceada para o seu cãozinho da terceira idade.

livre de compostos químicos,como conservantes e flavorizantes que são prejudicais a saúde.

maior quantidade de água: a alimentação natural possuem em torno de 70% de água o que é muito importante, pois facilita a digestão do alimento e faz bem para saúde dos rins.

-muito saborosa: eles aceitam com mais facilidade ela tem alta palatabilidade, alguns cães idosos não comem por apresentarem dificuldade em sentir o sabor dos alimentos. Uma ração seca é muito menos saborosa que uma comida natural.

-cheiro irresistível: sendo  o olfato um dos sentidos mais primorosos dos cães, eles sentem de longe o cheiro de um bom alimento, mas quando começam a envelhecer o olfato vai diminuindo, então é importante o alimento ter um cheiro bem agradável fica mais fácil deles identificarem como um alimento bom.

menor volume de fezes e menor odor: o cãozinho aproveita mais os nutrientes sendo assim forma um menor volume de fezes e o odor é bem mais discreto.

pode ser congelada: a dieta pode ser preparada e congelada facilitando a rotina.

o preço  de uma Alimentação Natural (AN) é comparado com o que você iria gastar comprando uma ração super premium (de melhor qualidade ). Varia muito dependendo onde você irá comprar os produtos, e da qualidade dos produtos, além do que estamos pensando em um investimento na saúde do seu cãozinho. É uma questão de custo beneficio.

Existe também no mercado pet algumas marcas que já fornecem a AN pronta e na quantidade certa para o seu pet. A  quantidade que ele vai comer por dia varia muito conforme o porte da raça, peça orientação ao Veterinário.

A alimentação natural é imbatível e no que diz respeito a Felicidade Canina.Eles adoram.

Dieta  boa para cachorro idoso

Com cachorros, eu não aprendi apenas como é ter um animal de estimação, e sim a ter um amigo de verdade.

Johnny Deep

Pra quem sabe aproveitar a oportunidade de conviver com um ser tão puro e cheio de amor como é um Cachorro querer mais uns aninhos de vida ao lado deles não é pedir demais. Então vamos fazer a nossa parte e caprichar na alimentação.

Gostou desse artigo? Você acredita que ele pode ajudar outras pessoas ?

Então Compartilhe-o nas Redes Sociais

Se  você tem alguma duvida comente logo abaixo e eu te responderei com maior prazer.

Um abração e nos vemos no próximo post.

Dra. Vania de Paula

Médica veterinária especializada em clinica médica de pequenos animais. Vou te ajudar a cuidar melhor do seu pet.

2 thoughts on “Como é uma dieta boa para cachorro idoso.Entenda melhor

  • janeiro 26, 2019 em 8:07 pm
    Permalink

    Tengo gusto de la información valiosa que usted proporciona en sus artículos. Voy a marcar su blog y comprobar de nuevo aquí regularmente. Buena suerte para la próxima!

    Resposta
    • fevereiro 9, 2019 em 11:13 am
      Permalink

      Olá Enerstina fico muito feliz que tenha gostado.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *