Gato estressado? Música para gatos é isso que ele precisa para se acalmar
Um gato estressado ou entediado pode se acalmar ou ficar feliz ouvindo música para gatos é o que diz um estudo feito pelo Dr. Charles Snowdon da Universidade de Wisconsin – Madison. O pesquisador concluiu que a música tem o mesmo efeito calmante nos felinos que tem sobre nós, porém os bichanos não tem um gosto musical semelhante ao nosso.Por isso quando você estiver escutando sua trilha sonora favorita e seu gato sair de perto não fique triste, é que gatos gostam de música para gatos, assim como elefantes gostam de música para elefantes. No reino animal cada espécie tem seu gosto musical.
Gato estressado e seu ritmo de música preferido. No Ritmo de Cada Espécie
Um dos primeiros sons que nós mamíferos escutamos é o som dos batimentos cardíacos da nossa mãe ainda dentro do útero, e este som transmite calma e proteção. A maioria das músicas que transmitem paz e tranquilidade foram compostas imitando o ritmo e a frequência das batidas do coração.Como os batimentos cardíacos variam muito de uma espécie para outra, pesquisadores concluíram que :
“Não é possível fazer uma música que agrade as diversas espécies de animais. A música deve ter frequência e ritmos utilizados para comunicação de cada espécie em sua comunicação natural “(artigo publicado pela Revista Applied Animal Behavior)
Sendo assim, segundo David Teie, o músico e compositor que compôs a sinfonia felina “Music for Cats “, os animais não conseguem se conectar ao nosso estilo musical
Compondo Música Para Gatos
Pensando no fato de que cada espécie tem uma reação biológica intuitiva para sons presentes nas músicas, David Teie uniu-se ao pesquisador Dr Charles Snowdon e decidiram criar “Músicas para Gatos”.
“Nós estamos trabalhando para criar uma música com uma frequência próxima a da voz dos gatos, e usando o ritmo cardíaco deles, que é mais rápido que o nosso.”.
“Os felinos também estabelecem seus sentidos pela música através dos sons que escutaram depois de nascer: o canto das aves, o som da sucção do leite materno e o som do ronronar da sua mãe “, comenta David.
Ouça aqui com seu gatinho uma parte da Sinfonia Felina de David Teie.
Music for Cats
O que você achou das músicas? Achei agradável e bem relaxante mesmo para nós que temos um universo musical bem diferente dos felinos.
Se seu bichano ficou quieto, prestando atenção, procurando a música ou até mesmo se esfregando na caixa de som é sinal que a música o agradou. Os gatos tem glândulas de cheiro, localizadas em cada lado da cabeça, ao longo da cauda, entre as patas dianteiras e em outras partes do corpo. Quando ele se esfrega contra um objeto, uma pessoa ou mesmo outro animal significa que ele está marcando com seu cheiro, um sinal que ele gostou.
Veja esta história interessante que viveu 0 cantor malaio Jass Pangkor Buskers, quando decidiu cantar na rua para divulgar sua música para as pessoas. Jass conta que já estava desestimulado porque ninguém parava para escutar sua música, foi quando um grupo de quatro gatinhos de três meses de idade parou para prestigia-lo.
Veja o video
Segundo o site “Curiosamente” , Jass também comentou que” os gatinhos escutaram até o final, pareciam estar ali para dar um apoio”. Que graça !! Além de tudo de bom os gatinhos ainda incentivam os artistas de rua. Lindos demais!
A música expressa o que não pode ser dito em palavras, mas também não pode permanecer em silêncio.
Vitor Hugo
Um Hábito Saudável. Ouvir Música Com Seu Gato
Se você é daqueles que gosta de passar horas do dia escutando música, sabe os benefícios que a música pode proporcionar a alguém. Pessoas que tem o hábito de ouvir música são mais bem humoradas, mais criativas, mais relaxadas e menos estressadas. Já foi provado que a música é capaz de mudar a frequência das onda cerebrais. Nosso organismo também tem um ritmo interno (sua própria sinfonia ) e a música quando entra por nossos ouvidos, faz contato com este ritmo e interagi com as atividades biológicas do nosso corpo. Da mesma forma ocorre com os gatinhos, e por isso eles também apreciam música. Então divida estes momentos musicais com ele, mas lembre-se que é mais fácil você se acostumar a ouvir musicas especificas para gatos do que eles a ouvirem nossas musicas. Ah! e lembre-se de tomar cuidado com o volume pois gatos não gostam de som alto, eles tem a audição muito melhor que a nossa.
Música Ajuda Seu Gato a Ficar Menos Estressado
Quando Visita o Veterinário.
Como sabemos por experiência própria levar um gatinho para uma visita ao veterinário normalmente não é um passeio muito tranquilo. Acontece que gatos são animais muito sensíveis a cheiros, imagens e sons desconhecidos e ele encontra tudo isso quando chega ao hospital veterinário. Uma simples vacina pode se tornar um caos na vida do seu gatinho. Uma boa opção é deixá-lo escutando uma Música para Gatos na ida ao veterinário.
Em alguns hospitais americanos os veterinários deixam uma música ambiente durante a consulta e é notável como os gatos ficam mais tranquilos. Esta pratica precisa se tornar mais frequente aqui no Brasil, porque contar com a colaboração do gatinho na hora da consulta é tudo o que nos queremos.
Por que não mudar nossas paisagens sonoras na clínica para diminuir o estresse e a ansiedade para um mínimo e ainda reduzir a excessiva dependência de sedativos e outras drogas psicoativas?
Dr Narda Robison, médico veterinário
De acordo com o Dr.Narda Robinson, médico veterinário e escritor do Veterinary Practice Notícias, estudos científicos apontam para os efeitos sonoros significativos no sistema nervoso, de uma boa música. Mesmo os ritmos mais simples causam forte impacto sobre o cérebro. O fato de diminuir os ruídos em clínicas veterinárias e colocar uma música que agrade aos pacientes pode também ajudar a melhorar o controle da dor
A Música Melhora a Qualidade de Vida de Gatos em Abrigos.
Gatos que vivem em abrigos, são animais que vivem sobre forte estresse e sendo assim tem uma péssima qualidade de vida. A maioria dos abrigos apresentam super lotação, tornando a vida dos gatinhos um sufoco. Gatos são animais territorialistas e em situações como esta entristecem e chegam a adoecer. Com a descoberta dos benefícios da música para os felinos pode-se melhorar a qualidade de vida deles nos abrigos, proporcionando uma vida mais tranquila e agradável.
Muito bom saber o quanto a música faz bem para os nossos amados bichanos.
Espero que o artigo tenha te ajudado a entender melhor este universo felino.
Se você gostou do artigo e conhece alguém que tenha um gatinho estressado COMPARTILHE esta dica musical para ajuda-lo ter uma vida mais feliz!
Se você tem alguma dúvida ou quer compartilhar comigo alguma história musical do seu gatinho COMENTE LOGO ABAIXO e eu te responderei com o maior prazer.
Um abração para você e seu gatinho e nos vemos no próximo post