Gato Gordo e Agora o que Fazer Para Ajudar

Eleito o melhor animal de estimação para viver em ambiente pequeno.O gato está cada vez mais presente nos lares dos brasileiros. Segundo  pesquisa mais recente realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)  hoje temos 22 milhões de gatos em todo o Brasil. Apesar de toda correria da vida moderna as pessoas não abrem mão de ter a companhia de um bichinho de estimação e entre eles o gato é o que melhor se adapta, pois é considerado um animal limpo, independente e muito interativo. Toda esta proximidade com os humanos trouxe consequências para os nossos amados bichanos. Eles começaram a engordar, estima-se que em torno de 30% dos gatos domiciliados apresentam sobrepeso e obesidade.

Um gato é considerado OBESO quando seu peso exceder 15 a 30% do seu peso ideal.

Meu Gato Mia Muito. Será que é fome ?

gato gordo

O principal problema que acarreta a Obesidade é o excesso de alimentação, a maioria dos cuidadores comentam que seu bichinho pede ração toda hora (fica miando), mas será que ele está miando de fome ou mia porque quer chamar sua atenção, talvez  ele só esteja pedindo carinho. Por serem tão independentes e só se aproximarem quando querem algo  imediatamente associamos este algo a comida, mas talvez não seja isso que ele queira. Se você acostumá-lo desde pequenino a comer na hora certa provavelmente ele não pedirá comida toda hora. Os gatos tem o hábito de beliscar (comer um pouquinho por vez durante todo o dia). O indicado é colocar o alimento e deixar por meia hora, se ele não comer retire,   assim você vai ensinando ele comer nos horários certos  De uma certa forma fomos acostumados associar comida com carinho e acabamos superalimentando eles.

Você deve estar pensando, mas não é fácil! Sim eu concordo com você, não é fácil, mas temos de ser fortes e resistir a esse olhar pidão tão lindo!!

Outros fatores associados a obesidade podem ser o stress, o parasitismo e doenças como Diabetes  e Hipotireoidismo (neste dois últimos casos os gatos engordam rapidamente).

Pesquisas mostram que é nos 5 primeiros anos de vida que a maioria dos gatos engordam. Sabemos que um gatinho pode viver em média de 15 a 18 anos, alguns até chegam a 20 anos, afinal eles tem 7 vidas não é, mas mesmo com 7 vidas dificilmente um gato obeso viverá tanto.

Um felino acima do peso pode sofrer de diversos problemas que são capazes de reduzir drasticamente a qualidade e o tempo de vida. O cuidado com o peso é essencial para uma vida longa e saudável.

Certifique-se antes de começar a diminuir a alimentação do seu bichinho, que não há nenhuma doença relacionada com o ganho de peso, para isso leve-o ao Médico Veterinário para uma avaliação.

Como todo o dono de gato sabe, ninguém é dono de um gato.
Ellen Perry Berkeley

Depois do excesso de alimentação o Sedentarismo é o segundo fator a influenciar na Obesidade felina. E como lidar com ele já que os gatos realmente passam grande parte do dia dormindo?

Porque os gatos dormem tanto?

gato gordo .gato dormindo

Estudos revelam que os gatos chegam a dormir 16 horas por dia ou seja 2/3 do dia, alternando sono leve (cochilo), que representam cerca de  70% do tempo, com períodos de sono profundo. Eles só ficam atrás em matéria de sono para dois outros mamíferos dorminhocos o gambá que dorme 18 horas por dia e o morcego que chegam a dormir 20 horas.

Uma das respostas para tanto sono, podemos encontrar ao observarmos os felinos selvagens que são predadores de hábitos noturnos, programados para caçar. No momento da caça eles gastam muita energia física e mental, perseguem e estudam bem a presa para que o ataque seja certeiro, e este esforço extremo faz com que se cansem muito, então logo depois de comer já dormem. Como caçam a noite quando os observamos durante o dia geralmente eles estão dormindo ou com muita preguiça.

gato gordo .Onça

Apesar do nosso gato doméstico não precisar caçar para comer ele ainda conserva bastante esta característica dos primos selvagens. Não é raro a noite encontrarmos eles correndo pela casa.

Outros dois fatores que contribuem para toda essa sonolência são o clima e o tédio. Assim como nós os gatos também sentem mais preguiça e sono em dias chuvosos ou de frio, e quanto ao tédio ele esta presente na vida dos nossos bichanos, pois a maioria deles é mantida em espaços restritos e recebem pouco estímulo para se exercitarem. Esta rotina come e dorme faz com que a vida dele se torne entendiante e consequentemente ele dormirá mais ainda.

gato gordo. gato olhando a chuva

Dormir dá fome, comer dá sono…….A vida é bela !

Garfield

O bom é que os gatos são capazes de se adaptarem  a nossa rotina e mudarem seus horários de sono. Você pode usar isso ao seu favor e estimulá-lo a brincar durante o dia. Brincar com seu gatinho 15 minutos 3x ao dia já contribui bastante para ele sair do sedentarismo e consequentemente queimar umas gordurinhas.

Como relação a ganhar alguns quilinhos uma pergunta é muito frequente:

A CASTRAÇÃO FAZ  ENGORDAR ?

gato gordo castrado

Esta é sem dúvida uma grande preocupação, alguns tutores preferem não castrar, por medo do animal se tornar obeso. Nem todo gato castrado é gordo, porém o risco de se tornarem obesos é três a quatro vezes maior. O que acontece é que com a castração o metabolismo do animal sofre algumas alterações uma vez que são retiradas as fontes de hormônios sexuais. Os gatos ficam mais tranquilos e consequentemente se exercitam menos, dai a importância de se redobrar o cuidado com a alimentação fornecida e o sedentarismo.

Você está gostando do artigo? Então fica mais um pouco comigo e vamos aprender :

Como identificar se o Gato esta Gordo

gato gordo gato no sol

O peso de um gato saudável varia de acordo com a raça e o sexo.  A faixa de normalidade para animais  de porte pequeno e médio varia de 3 a 5 kg, sendo que as fêmeas podem pesar de 0,9 a 1,8 kg a menos em relação ao macho da mesma raça. No caso do Maine Coon conhecido como gato gigante o peso varia entre 6 a 10Kg.

Considera-se:

Sobrepeso: quando o animal registra de 10% a 15% acima do peso ideal.

Obesidade: entre 15% e 30% acima do peso ideal

Obesidade Grave: acima de 30 % do peso ideal

Devido a variedade de tamanho apresentada nas diversas raças felinas, recomenda-se também fazer uma avaliação corpórea para conferir se o peso é saudável, e é indicado que o cuidador além de pesar o animal, apalpe sempre a região do tórax (onde ficam as costelas) para verificar o acúmulo de gordura. Nos animais saudáveis e com peso ideal podemos sentir facilmente as costelas, já nos obesos encontramos dificuldade em apalpa-las devido a grande quantidade de gordura abaixo da pele.

Costuma-se usar uma escala de avaliação de 1 a 5 (Escore Corporal) onde:

-1 é muito magro: costelas visíveis  sem apalpar, cintura muito acentuada, pouca gordura abdominal.

-3 é ideal: facilidade em sentir as costelas na apalpação, apresenta cintura aparente e uma abdômen contraído.

-5 é considerado obeso: dificuldade em apalpar as costelas, perda completa da cintura e acúmulo de gordura no abdômen.

O quadro abaixo ajuda a visualizar esta escala de avaliação

gato gordo escore corporal

 Consequências da Obesidade

gato gordo obesidade

Assim como nos humanos os gatos podem apresentar diversas doenças em decorrência da Obesidade. Entre elas podemos citar doenças cardiovasculares, hepáticas, articulares, do trato urinário, diabetes e algumas dermatopatias. Animais obesos e com alguma dessas  doenças associadas podem correr sérios riscos de complicações graves que podem levá-los a morte. Sem dúvida é melhor prevenir do que remediar.

 O Que fazer se meu gato já está gordo?

gato gordo emagrecer

O tratamento da Obesidade felina requer bastante cuidado e paciência do cuidador. A perda de peso deve ser feita lentamente para que o animal perca tecido adiposo (gordura) e não tecido muscular. Dietas rigorosas e restritivas podem levá-lo a desenvolver doenças como a Lipidose hepática (doença grave na qual ocorre um grande acúmulo de gordura no fígado, diminuindo a função do órgão podendo levar o animal a óbito).

O primeiro passo depois de identificado o sobrepeso ou a obesidade é certificar-se que a fonte de ganho de peso está relacionada ao excesso de alimentação. Ciente de que não há nenhuma outra doença envolvida verifique a qualidade e a quantidade da alimentação que você está fornecendo para ele.

Para entender qual a melhor dieta a ser fornecida é importantíssimo você saber que :

 O Gato é CARNÍVORO OBRIGATÓRIO

gato gordo carnívoro

Os gatos convivem conosco há pelo menos 10.ooo anos, e apesar de toda esta convivência continuam tão carnívoros quanto um leão. O gato é considerado um carnívoro obrigatório,  quer dizer que ele precisa se alimentar de tecido animal para sobreviver, diferente dos cães que em situação de escassez conseguem se adaptar a uma dieta a base de vegetais. Eles não conseguem sintetizar alguns aminoácidos, vitaminas e ácidos graxos como fazem algumas espécies a partir de outras fontes de alimentos. Como exemplo temos a vitamina A e  a Taurina  ( aminoácido essencial para saúde dos olhos e do coração ). Os felinos precisam adquiri -las prontas, a  vitamina A está presente no fígado dos animais e a Taurina esta presente em grande quantidade em carnes e vísceras cruas.

Apesar de nossos amados bichanos serem carnívoros, não se alimentam só de carne. Quando observamos os felinos selvagens podemos notar que eles comem a presa inteira (músculos , vísceras , pele ,pelos ,penas, ossos, cartilagens e um pouco de vegetais presente no trato gastrintestinal ) e ainda complementam a dieta com insetos, ovos, frutas e gramíneas. Dessa forma conseguem obter uma dieta balanceada.

Os Felinos tem suas particularidades na alimentação, dai a importância de os conhecermos bem para podermos alimenta-los da maneira correta.

gato gordo
gato gordo dieta

Hoje temos uma vasta quantidade de rações secas e úmidas balanceadas para atender as necessidades dos gatinhos domésticos, o importante é saber que a dieta tem de ser rica em proteínas e gorduras e com baixa quantidade de carboidratos. As Proteínas tem um importante papel porque trazem os aminoácidos que estão envolvidos no crescimento e no reparo dos tecidos do corpo além de estarem envolvidos no metabolismo energético para manutenção dos níveis de glicose no sangue.

A maioria das rações secas disponíveis no mercado possuem altos níveis de carboidratos, por isso são pouco indicadas para a dieta. A dieta que mais se aproxima da ideal é a dieta úmida (rações enlatadas) por terem baixos níveis de carboidratos e bastante água,além de serem muito saborosas, eles adoram. Algumas marcas de ração já apresentam a opção de ração para animais obesos.

talvez você se interesse em conhecer mais sobre ração úmida

O melhor a fazer antes de mudar a dieta do seu adorável gordinho é leva-lo ao veterinário, pois só ele pode avaliar  qual a melhor dieta.

Para que esta dieta não seja tão rigorosa seu gordinho vai precisar fazer alguns exercícios, aqui estão algumas dicas :

 5 Dicas para ajudar o seu gatinho a se exercitar:

gato gordo Brincadeiras para   gato

-colocar a comida em lugares de difícil acesso

-colocar o comedouro, o bebedouro e  a caixinha de xixi em lugares diferentes da casa

-chama-lo para segui- lo quando for mudar de um cômodo para outro da casa

-espalhar brinquedos e arranhadores pela casa

-estimulá-lo a brincar

Viu como é possível tornar a vida do seu gordinho amado mais saudável, basta ter disciplina e uma boa dose de paciência para lidar com este jeitão felino de ser, que tudo correrá bem.

 Um gato fofo, não precisa ser gordo. Gato gordo não é feliz !!

Gatos amam mais as pessoas do que elas permitiriam.Mas eles tem sabedoria suficiente para manter isso em segredo

Mary Wilkins

Gostou deste artigo? Você acredita que ele pode ajudar outras pessoas ?

Então Compartilhe nas Redes Sociais. Se você tem alguma dúvida comente logo abaixo e eu te responderei com o maior prazer.

Um forte abraço e nos vemos no próximo post

Dra. Vania de Paula

Médica veterinária especializada em clinica médica de pequenos animais. Vou te ajudar a cuidar melhor do seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *