Cuidados com os gatos. Cinco dicas valiosas
Cuidados com os gatos que acabaram de chegar na sua casa, ou que já moram com você, devem levar em conta a alimentação, a saúde, a higiene e um ambiente agradável. Entender a comunicação e como eles se comportam, ajudará muito a fortalecer o relacionamento de vocês.
Os cuidados com os gatos devem ser muito semelhantes a vida que eles teriam se estivessem no seu ambiente natural. Os felinos são animais mais independentes, diferentes dos cachorros que possuem um comportamento mais submisso, este jeito independente gera muitas dúvidas de como cuidar, como alimentar e o como lidar com o comportamento deles. Venha comigo e vamos entender melhor os cuidados básicos que você tem de ter com seu bichano.
1-Cuidados com a Saúde
Os gatos apesar de serem conhecidos por ter 7 vidas, também precisam de cuidados com a saúde. Eles devem ser vacinados quando jovens e revacinados anualmente As doenças que fazem parte do esquema de vacinação dos gatos são Rinotraqueite, Calcivirose, Panleucopenia, Leucemia Felina e Raiva. Outro cuidado básico diz respeito ao controle de parasitas internos (vermes) e externos como pulgas e carrapatos. Estas parasitoses podem aparecer em todas as fases da vida deles e provocam vários danos a saúde. O ideal é leva-lo ao veterinário a cada 6 meses para uma avaliação do estado geral e assim garantir um vida saudável ao seu gatinho.
2-Alimentação de Boa Qualidade
A alimentação é o ponto chave para uma vida longa e saudável. Invista em uma alimentação de boa qualidade. Dê preferencia para rações de primeira linha as chamadas super premium. São mais caras, mas o beneficio é bem maior. Quanto mais bem nutrido menor a chance de ele adquirir doenças .
Para determinar qual é a melhor ração, você deve levar em consideração a fase e o estilo de vida do seu gato. Existem no mercado varias opções de rações, que podem ser secas ou úmidas. O ideal é que você forneça pelo menos duas vezes ao dia a ração úmida, esse tipo de ração contém uma quantidade maior de água, e assim ele acaba ingerindo água enquanto se alimenta, isso é muito importante pois gatos não costumam beber muita água.
Outro cuidado muito importante e com relação aos petiscos, dependendo do tipo, eles podem acumular gordura e com o tempo se tornar um animal obeso. Os gatos tem o hábito de comer pouco e várias vezes ao dia, então separe a quantidade certa de alimentos que ele deve consumir e divida em pequenas porções.
3-Fornecer Água Fresca
Como já disse os gatos são animais que bebem pouca água, isso tem origem em seus ancestrais que viviam no deserto e este hábito os acompanham até hoje. Você precisará deixar sempre água fresca para ele beber. Uma ótima opção é ter uma fonte artificial em sua casa, pois eles adoram beber água corrente, e você já deve ter percebido que quando abre a torneira, ele rapidinho aproveita para beber água. Quanto maior a quantidade de água ingerida, menor será o risco dele desenvolver algum problema renal.
4-Arrumar o lugar dele
Eles também precisam de um cantinho arrumado e limpinho para viver.Os gatos são animais muito limpos, fazem sua própria higiene diária através das inúmeras lambidas.Não são muito amantes de banhos, mas se precisar dar banho neles, use sempre água morna e seque cuidadosamente o pelo com uma toalha ou secador. A caixinha de areia dele deve estar sempre limpa; coloque-a num local tranquilo longe da comida. Procure não ficar trocando o lugar da caixa pois o gato pode ficar confuso. Não coloque os potes de comida e de água perto da caixinha de areia isto pode fazer com que gato não se alimente direito e nem beba água.
4- Viver em Harmonia Com Seu Gato
Para viver em harmonia com ele você precisa primeiro entender como os gatos se comportam e como eles se comunica com o mundo. Os felinos são bem conhecidos pela variação de humor, pela preguiça e por passar várias horas do dia dormindo.Respeite os momentos que ele prefere ficar só e somente o observe. Os gatos costumam se estressar quando você o obriga a fazer algo que eles não querem. Se você souber repeitar este jeitinho felino de ser vocês serão grandes amigos pois eles são muito amorosos.
Espero que você tenha gostado das dicas e se você sabe de mais alguém que se preocupa com os cuidados dos gatinhos COMPARTILHE com ele.
Um abração e te vejo no próximo post
Dra Vania de Paula médica veterinária especializada em clinica médica de pequenos animais