Quando um cachorro deixa de ser filhote

A fase de filhote é uma das mais belas e divertidas fase de vida do cachorro, eles são brincalhões, fofos, cheios de energia e fazem da nossa vida uma alegria, porém como dizem, o que é bom dura pouco, então vamos descobrir quando um cachorro deixa de ser filhote

Quando o cachorro deixa de ser filhote

A idade que o cão deixa de ser filhote e passa a ser considerado um cão adulto está diretamente ligada com a raça e o porte dele. Os cães de porte pequeno atingem a maturidade mais rápido que os cães de porte grande. Para simplificar costuma-se dividir as diferentes raças conforme o peso do animal quando adulto, conforme te explico logo abaixo

Raças de Pequeno Porte

-São as raças de cães que na fase adulta não ultrapassam 10 kg.

-Estes cães atingem rapidamente a idade adulta, entre 8 e 10 meses.

-Estão entre essas raças o Shih tzu, Maltes, Yorkshire, Pug, Pinscher, Chihuahua, Dachshund, Pequinês, entre outros

-Quanto menor a raça mais rápido o cãozinho atinge a maturidade.

Um filhotinho  nasce em média com 5% do peso da mãe. Na fase inicial do crescimento chega a ganhar em média 20 gramas por dia, conforme vai se aproximando da maturidade o ganho de peso vai diminuindo até estabilizar no peso de adulto. Um filhotinho terá então seu peso de nascimento multiplicado 20 vezes até atingir a idade adulta. Por causa desse crescimento precoce o desenvolvimento do tecido adiposo começa muito cedo nos pequeninos. A formação das células de gordura(adipócitos) está diretamente ligada a quantidade de calorias consumida. Por serem cãezinhos de apetite caprichoso devemos resistir a tentação de dar “agradinhos” e fornecer só a ração balanceada assim se tornarão filhotes sadios.

Raças de Médio Porte

-O peso dos cães destas raças na fase adulta  varia de 11 a 25 quilos.

-Entre eles estão o Buldogue Francês, Beagle, Cocker Spaniel, Chow Chow, Basset Hound, Boston Terrier, entre outros

-Eles atingem a fase adulta por volta de 12 a 14 meses dependendo da raça.

-Esses cães apresentam um período de crescimento intermediário quando comparados com os cães de raças pequenas e os de raças grandes.

-Eles pertencem a raças muito ativas ( cães de caça, de pastoreio e de guarda ), apesar de alguns viverem em locais urbanos as exigência nutricionais dos filhotes  são duas vezes maiores que as de um cão adulto.  Do nascimento até os 12 meses, o filhote multiplicará seu peso em 40 a 50 vezes.

Raças de grande porte

-Esses cães apresentam seu peso adulto entre 26 a 44 quilos

-Entre eles estão o Pastor Alemão, Golden Retriever, Labrador Retriever, Setter irlandês, Fila Brasileiro, Doberman entre outros

-Seu período de crescimento é maior, eles atingem a maturidade em torno de de 15 a 18 meses.

O seu peso ao nascimento é baixo se comparado ao peso na fase adulta. Durante o primeiro ano este filhote multiplicará seu peso de nascimento em cerca de 80 vezes.

-São considerados cães de crescimento agudo e prolongado.

-Cães dessas raças normalmente possuem uma sensibilidade digestiva maior que os  cães pequeninos.

Alguns cuidadores querendo que seu cão fique grande e forte cometem o erro de fornecer alimentação além do necessário o que acarreta em um filhote mais pesado. Esse tipo de atitude provocara uma sobrecarga ao sistema ósseo que ainda esta imaturo causando uma serie de problemas osteoarticulares.

Raças de porte gigante

-O peso do cão adulto é superior a 45 quilos, alguns cães chegam a pesar mais de 100 quilos, como é o caso do Mastiff inglês, o peso pesado da turma.

-Estão nessa categoria 25 raças entre elas o Bernese, o São Bernardo,o Rottweiler o Dogue Alemão, o Mastim Napolitano entre outros.

-Seu período de crescimento é longo e intenso de 18 a 24 meses quando atingem a idade adulta. Na idade adulta o peso de nascimento do filhote terá sido multiplicado em 80 ou 100 vezes.

Os cães dessa raça são os que mais apresentam problemas osteoarticulares, causados por uma alimentação desbalanceada. Uma alimentação pobre em nutrientes essências leva a deformidades ósseas e um excesso de alimentação acarreta problemas articulares por sobrecarga de peso em articulações ainda imaturas.

 E se meu cachorrinho for um “vira lata”? Como faço para saber qual o peso dele quando adulto?

Nesse caso como seu cãozinho apresenta uma mistura de raças, você terá que tentar identificar uma raça predominante e tomar ela como base. Se você conhece os pais dele fica mais fácil saber basta comparar com o tamanho dos pais, mas se você não os conhece você pode usar como base a proporção existente entre o tamanho das patas e o tamanho do corpo, os cachorros de porte grande apresentam as patas mais compridas e maiores. Esse método não é muito preciso mas da para se ter uma ideia do tamanho que ele ira ficar.

O Macho é o Maior

Além da raça outro fator que influencia sobre peso que o filhote terá na fase adulta, é o sexo. No mundo canino os machos são maiores que as fêmeas e a variação de peso entre algumas raças pode estar em torno de 2 a 3 quilos. Este é um fator importante que você deve levar em conta para acompanhar o crescimento do filhote, mas não é decisivo para a escolha da dieta. As rações disponíveis no mercado são balanceadas e atendem as exigências nutricionais do filhote para ambos os sexos.

Podemos notar  que o ritmo de crescimento dos cães é muito mais rápido quando comparado ao nosso. Eles tem uma infância e uma adolescência muito curta de 1 a 2 anos dependendo da raça. Por ser a fase de crescimento tão rápida e crucial para vida do seu cãozinho ela requer toda atenção, cuidado e dedicação.

Nada melhor para saúde do que um amor correspondido 

Tom Jobim

T

                                     
Gostou desse artigo? Você acredita que ele pode ajudar outras pessoas ?

Se  você tem alguma duvida comente logo abaixo e eu te responderei com maior prazer.

Então Compartilhe-o nas Redes Sociais

Vamos juntos cuidar da saúde do nosso filho de quatro patas !

Um abração e te vejo no próximo post .

Dra. Vania de Paula

Médica veterinária especializada em clinica médica de pequenos animais. Vou te ajudar a cuidar melhor do seu pet.

4 thoughts on “Quando um cachorro deixa de ser filhote

    • fevereiro 28, 2019 em 2:13 am
      Permalink

      Obrigada Mauricio ,bom saber que te ajudou.

      Resposta
  • março 8, 2019 em 12:28 am
    Permalink

    Nossa, muito legal o seu artigo, gostei muito, vou colocar em prática.

    Resposta
    • abril 30, 2019 em 1:08 pm
      Permalink

      Obrigada Muri,coloque sim as dicas em prática você vai notar a diferença

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *