Calmantes Naturais para cachorro. Conheça Quatro deles
A Ansiedade é um dos grandes problemas do mundo moderno, e hoje também faz parte da vida dos cães. Para facilitar a vida deles e deixá-los mais calmos o melhor a fazer é usar tudo de bom que a natureza pode nos oferecer, um bom exemplo disto são os Calmantes Naturais.
Calmantes Naturais para cachorro uma Fonte de Paz
São inúmeros os fatores que podem levar um cãozinho a ficar estressado ou nervoso, entre eles podemos citar mudanças de rotina, ou seja, mudança de casa, a chegada de um novo animalzinho, a perda de um familiar, o cuidador que ficava em casa e passa a trabalhar passando várias horas fora, entre outros.
Cães que passam por esta situação acabam por apresentar comportamentos diferentes dos habituais, sentindo assim uma grande angustia, e para extravasar este sentimento acabam destruindo os móveis, latindo por horas, uivando e até fazendo xixi e cocô em diversos lugares.
Alguns cuidadores para amenizar esta situação usam calmantes fortes que realmente “tombam” o cachorro fazendo com que ele durma. Estes tipos de calmantes podem tem um efeito imediato, mas dão uma qualidade de vida muito ruim por seu cãozinho, afinal ele não vai poder passar a vida inteira dormindo
Que tal então usar calmantes naturais que a mãe natureza nos disponibiliza com tanta abundância e fazer seu cachorro ficar mais tranquilo?
Separei aqui 4 calmantes naturais para você deixar seu cão bem calminho, calminho
Lavanda
Muito conhecida e utilizada a lavanda pode também acalmar seu cãozinho. O seu aroma confere uma sensação de bem estar ao animal. Você pode pingar 3 gotinhas em um paninho e colocar debaixo da caminha dele. Pode também dissolver 3 gotinhas em 100 ml de água e nebulizar o ambiente onde ele esta. O animal precisa apenas cheirar para sentir bem, não há necessidade de ingerir.
Lembre-se que se tratando de olfato os cães são inúmeras vezes mais poderosos que nós então na aromaterapia as diluições devem ser maiores. Nestes casos pequenas doses são mais que suficientes.
Camomila
Quem não gosta de tomar um chazinho de camomila para relaxar? Os cães também gostam. Você pode fornecer algumas colheres da infusão de camomila para ele antes de alguma situação que cause estresse, e devido ao efeito sedativo da camomila ele ficará tranquilo. Além do efeito calmante ela alivia problemas estomacais e intestinais. Chazinho nele que a calma vem.
Boa ideia é também molhar algum petisco que ele goste no chá de camomila antes da viajem, ele vai ficar bem tranquilo.
Erva de São João
Erva de São João também é muito conhecida pelo seu poder sedativo anti-depressivo e calmante. Ela é muito bem aceita para uso em humano e pode funcionar muito bem para os cães também. Você pode encontrá-la como tintura ou em cápsulas e misturar na alimentação do seu cãozinho.
Valeriana
É uma erva perene, e é na raiz desta erva que encontramos os princípios ativos que contribuem para aliviar os sintomas de ansiedade, nervosismo e irritabilidade do seu cão, pois possui propriedades sedantes e hipnóticas e relaxantes.
Apesar de todas estas ervas serem medicinais, e seu uso ser cientificamente comprovado o perigo esta na dose a ser dada para o cão. Nunca exagere na dose peça orientação a Médico Veterinário e siga a risca as recomendações. Assim tudo correrá bem, seu cãozinho ficará tranquilo e você poderá desfrutar muito mais da companhia dele.
Espero que você tenha gostado do artigo e se conhecer alguém que tem um cãozinho nervoso ou depressivo, compartilhe com ele.
Um grande abraço e nos vemos no próximo post
Dra Vania de Paula médica veterinária especializada em clinica de pequenos animais
Meu cachorro está se mutilado de tanto se morder por estresse na minha ausência enqto estive internada por doença. Fico irritado e estressado gostaria de saber o que posso dar para ele se acalmar e voltar a ser um cachorro alegre e deixar de ser agressivo e estressado. Já tem feridas provocada por ele msm. Obrigada. Não é sarna é nem uma outra doença só estresse.
Olá Vera talvez o melhor a fazer é uma terapia alternativa com florais ou homeopatia. Hoje existem tratamentos muito bom, mas para isso ele tem de passar por uma consulta para avaliar direitinho qual a melhor terapia