Gato Pode Comer Abacate? Aqui Está Tudo que Você Precisa Saber

O abacate é uma das frutas mais apreciada entre nós humanos devido ao se sabor e a riqueza de nutrientes, tanto é que ao fazer uma pequena busca pela internet você encontra inúmeras receitas que levam a fruta como um dos principais ingredientes, mas será que gato pode comer abacate?
Os gatos são animais considerados carnívoros restritos, não conseguem viver sem comer carne. A carne é  fonte de proteína que o gato precisa para ter uma vida saudável e é a base da alimentação dos felinos.

As frutas podem fazer parte da dieta dos gatos, mas em quantidade moderada, para não atrapalhar a ingestão dos demais nutrientes essenciais que fazem parte de sua dieta. Se ele comer demais irá se sentir cheio e não comerá a ração.

Os gatos são animais muito exigentes com relação a alimentação, quando um gato se acostuma com um tipo de dieta é muito difícil conseguir fazer ele mudar de cardápio.
Mas como em toda regra há exceção talvez o seu bichano seja um daqueles que adora inovar e goste de  provar sabores diferentes.
Agradar seu gatinho dando petiscos a base de  frutas não tem problema nenhum, ainda mais pelo fato das frutas serem saudáveis, o cuidado a ser tomado é saber qual fruta dar. Algumas frutas que fazem bem para nós podem causar reações como vômitos, diarreia e mal estar, chegando ao ponto de alguns animais apresentarem uma intoxicação grave.

Muitos cuidadores de gatos tem o hábito de compartilhar seus alimentos com os bichanos, se você é um deles acredito que já tenha se  perguntado  algumas vezes ” Será que???”

Gato pode comer ABACATE?

O Abacate é uma fruta encontrada facilmente na América do Sul e no México. Ela é considerada uma das frutas mais saborosas pelos brasileiros. Como uma boa fruta ela é rica em Vitaminas (B6, E, C), proteínas, gorduras e antioxidantes. Algumas pesquisas recentes revelam que o Abacate ajuda muito na recuperação de pessoas com câncer. Olha que sensacional!!  Sempre falo os remédios naturais são os melhores.
Fica então aquela dúvida se o abacate é tão rico em nutrientes porque faria nossos gatinhos passarem  mal?

Será Mesmo que Gatos NÃO Podem Comer Abacate?

 Sim e Não. A resposta para esta pergunta já gerou muita discussão entre os estudiosos. Toda esta confusão em torno do abacate ser tóxico ou não para os gatos surgiu porque alguns animais passaram mal ao comer abacate entre eles estão as aves, os bois, cavalos e as cabras logo deduziu-se que poderia fazer mal também para outros animais.

O que causa uma intoxicação nestas espécies e também pode fazer mal aos gatos é uma substância presente no abacate que se chama persin.

Persin o Componente Tóxico do Abacate

O Persin não afeta os seres humanos, mas alguns animais são sensíveis a ele. Esta substância se trata de um fungicida natural, solúvel em óleo que esta presente na casca e nas folhas do abacate. Atualmente pesquisadores investigam a possibilidade de usá-lo  no tratamento de cancer de mama, pois o persin consegue  causar apoptose (morte celular programada) das células do câncer de mama. Esta descoberta vai ajudar e muito milhares de mulheres que sofrem com a doença. Ter de comer abacate como remédio é um ótimo e saboroso tratamento.

Entre as variedades de abacate a Guatemalteca é a que contém os maiores níveis de Persin e dependendo da época de maturação da fruta os níveis de persin podem estar presentes em menor ou maior quantidade.

Toxicidade Conforme a Espécie

A toxicidade varia conforme a espécie, e se seu gatinho gosta de mordiscar um pouquinho de abacate de vez em quando pode ficar tranquilo que em pequena quantidades não irá causar graves problemas. Alguns gatinhos gostam de mordiscar o caroço, por isso você deve tomar cuidado se ele comer pedaços do caroço do abacate pois pode causar uma obstrução de esôfago, estômago ou mesmo de intestino. Mantenha seu bichano longe da casca e das folhas, estes são os lugares onde há uma maior quantidade de persin. Ofereça sempre a polpa do abacate e de preferência coloque-a separada das outras partes, assim não haverá riscos de ele comer as partes mais tóxica.

Outras espécies como as aves (canários, periquitos, cacatuas e papagaios), coelhos, cavalos e ruminantes não tem a mesma sorte que os gatos, esse animais não devem comer de forma alguma abacate, pois apresentam um risco grave de envenenamento pela fruta.

Até hoje não houve registro de casos de gatos que tiveram intoxicação grave ao comer abacate. Os gatinhos aceitam melhor a fruta que seus amigos de outras espécies.

Um gato adulto em bom estado de saúde provavelmente não irá  passar mal ao comer uma pequena quantidade, porém filhotes, gatinhos seniors e gatos debilitados por alguma doença podem sim manifestar sintomas de intoxicação.

Quais os Benefícios do Seu Gato Comer Abacate

O abacate, também conhecido como pera de jacaré, por sua casca parecer com o couro de jacaré é rico em nutrientes e contém proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e antioxidantes. A sua polpa é rica em vitaminas A, B1, B2, E, açúcares, fitosterol, lecitina, tanino, ácido oleico, linoleico e palmítico.

Uma fonte Rica de Proteinas

Como já disse no início, por serem os felinos animais que necessitam de uma alimentação basicamente proteica, o abacate se enquadra no requisito de alimento com proteína de alta qualidade. O abacate é composto por  mais de 18 aminoácidos, o que significa se tratar de uma proteína completa. Os aminoácidos são blocos construtores, ricos em energia e essenciais para o bom desenvolvimento dos músculos e desempenham papel fundamental no bom funcionamento do organismo, o que faz do abacate uma ótima fonte de proteína.

Uma Boa Fonte de GORDURA

O abacate é reconhecido como uma fonte excelente de gorduras saudáveis. A gordura presente na fruta é formada basicamente de ácido oleico também conhecido como ômega-9, um ácido graxo monoinsaturado, um dos principais componentes das gorduras nos alimentos, responsável pelo aumento do HDL (considerado o bom colesterol). Gatos com níveis baixos de gordura na dieta podem apresentar problemas na pele como coceira e pele seca, por isso esta gordura boa do abacate faz bem para nós e para os nossos gatinhos

Por ser rico em gorduras cada 100 gramas de abacate contem 160 Kcal e devido a este fato temos de moderar a quantidade de abacate fornecida aos nossos gatinhos. Gato gordo não é gato fofo, a obesidade é considerada uma doença crônica e devagarinho vai acabando com a saúde dos bichanos. Fique de olho!!

Rico em Antioxidantes, Vitaminas e Minerais

Os Abacates ou frutas de manteiga seu outro nome popular é rico em vitaminas do complexo B, C, E e K e vem daí sua ação antioxidante. Os antioxidantes previnem e revertem os danos celulares causados por doenças, estresse ambiental e combate o envelhecimento. Os antioxidantes são fundamentais para regular o sistema imunológico e nossos gatinhos podem também aproveitar destes benefícios.

Os minerais Cálcio, Ferro, Fósforo e Potássio também agregam bastante valor nutricional a fruta.

Abacate possui mais Potássio que a Banana.

Gatinhos que sofrem de doenças que provocam muita perda de potássio podem consumir abacate e repor esta deficiência naturalmente.

Como o Abacate Pode Ser Prejudicial aos Gatos

Deu pra perceber que a mãe natureza caprichou no abacate ele é muito rico em nutrientes e nossos gatinhos também podem aproveitar de todos os benefícios ao saborear a fruta. Mas tem um outro lado que temos de prestar atenção antes de colocar o abacate na dieta do gatinho.

Alguns gatinhos que comem abacate podem apresentar uma reação alérgica ao comer a fruta, não é muito comum, mas acontece. As reações alérgicas alimentares são muito perigosas podem levar o gato a apresentar muita dificuldade de respirar. Se isto ocorrer  peça socorro ao veterinário.

Vômito, diarreia, febre e dor de estômago são alguns outros sintomas que seu gato pode ter se ingerir uma grande quantidade de abacate.

Alguns gatos desenvolvem uma pancreatite aguda devido ao alto teor de gordura presente na polpa do abacate e esta  enfermidade é considerada grave, requerendo cuidados urgentes para impedir que o quadro piore.

Vale lembrar também que os gatos não devem chegar nem perto da casca e das folha do abacate devido a grande quantidade de persin (substância tóxica) que pode levar a casos graves de intoxicação.

E se ele quiser dar umas mordiscada no caroço do abacate diga NÃO!!! Pois como já foi dito pequenos pedaços podem caudar obstruções no esôfago, estomago e intestino podendo levar seu bichano para uma cirurgia de emergência e isto tenho certeza que você não quer. Tome cuidado.

Conclusão

gato pode comer abacate

Apesar de tanta discussão sobre a toxicidade da fruta,  ficou bem claro que para os gatos o abacate apresenta uma toxicidade leve, apenas alguns gatinhos apresentam problemas ao ingerir a fruta. Você pode fornecer para seu bichano a poupa da fruta em pequenas quantidades diárias, enriquecendo a sua dieta, mas nunca é demais lembrar que ele não pode comer a casca e nem a folha do abacate que contém altos níveis de persin (substância toxica).Os gatinhos apreciam muito o sabor do abacate e é sempre bom variar a dieta de vez em quando.

Qualquer sintoma de intoxicação por abacate corra com seu gato para o veterinário

Espero que o artigo tenha te ajudado a esclarecer as dúvidas e se você gostou COMPARTILHE com seu amigos.

Veja também: Gato pode comer frutas 3 Frutas Tóxicas

https://www.youtube.com/watch?v=jP-SU4r7cLQ

Dra Vania de Paula, médica veterinária, especializada em clinica médica de pequenos animais

Dra. Vania de Paula

Médica veterinária especializada em clinica médica de pequenos animais. Vou te ajudar a cuidar melhor do seu pet.

4 thoughts on “Gato Pode Comer Abacate? Aqui Está Tudo que Você Precisa Saber

  • fevereiro 6, 2019 em 8:56 pm
    Permalink

    muito bom artigo valeu pelas dicas

    Vou Compartilhar No Facebook

    Resposta
    • fevereiro 9, 2019 em 11:10 am
      Permalink

      Obrigada Lucas, fico feliz que tenha gostado.

      Resposta
    • abril 30, 2019 em 1:07 pm
      Permalink

      Obrigada,um abraço.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *