Três Frutas que seu Gato Não Pode Comer. Deixe elas longe dele.

Eles são rapidinhos para subir na mesa e pegar qualquer coisa que chame atenção em uma fruteira, mas algumas frutas o seu gato não pode comer. Quem tem gatos em casa tem de tomar muito cuidado com as frutas que estão ao alcance deles. As vezes pensando em brincar eles pegam a fruta e por curiosidade começam a mordiscar. Se por um azar seu gato comer justamente aquela fruta que faz parte da lista  que o gato não pode comer.  Pronto!  Logo aparecem os primeiros sintomas de mal estar.

Por sorte são só algumas frutas que podem fazer o seu gatinho passar um dia daqueles no veterinário, por causa de uma intoxicação alimentar.

Gato Não Pode Comer Tudo Que Comemos

Que bom seria se pudéssemos dividir com eles tudo que comemos, mas as coisas não são bem assim. As diferentes espécies no reino animal tem particularidades quanto a alimentação e o que para nós faz bem, para eles pode ser prejudicial a saúde.

Neste artigo vou te contar sobre 3 Frutas que você deve mater longe do alcance do seu gato. São elas a uva, a carambola e o abacate. Você vai entender:

  • porque estas frutas causam tanto transtorno no organismo dos bichanos
  • quais os sintomas de uma intoxicação

 Gato e Uva Esta Combinação NÃO dá Certo

Gato não pode comer uva e nem uva passa e nada que tenha uva na composição

As uvas estão entre as frutas que devem ser descartadas da dieta do sue gatinho. Ainda se estuda ao certo o porque de gatos e cães passarem mal comendo uvas. Independente da quantidade estes animais  apresentam quadros de intoxicação grave ao comer a fruta. Os sintomas  são:

  • excesso de salivação
  • vômitos e diarreia (em alguns casos com presença de sangue)
  • pouco apetite
  • fraqueza
  • caminhar bamboleante
  • letargia
  • urina com presença de sangue

Um dos principais órgãos afetados é o rim o animal pode desenvolver uma insuficiência renal e chegar a óbito

Talvez você também queira ver este artigo: Meu cachorro comeu uva ou passas o que devo fazer

 A Carambola NÃO Pode Estar Na Sua Fruteira

A Carambola também conhecida como “star fruit”, por causa do seu lindo formato de estrela é rica em vitamina A, C e do complexo B o que há torna muito útil para prevenção de gripes e resfriado fortalecendo o sistema imunológico. Porém os gatos não podem se beneficiar desta qualidade da fruta, o que  é uma pena pois os bichanos são muito conhecidos pelas famosas gripes felinas que vão e voltam com muita frequência.

 Vacine seu gato

Proteja ele da gripe felina, procure um veterinário

A Carambola pode ser tóxica para  gatos, cães e até pessoas se for ingerida verde. As folhas, o caule e frutos verdes são ricos em oxalato de cálcio, estes minerais se ligam ao cálcio do sangue provocando uma diminuição rápida de cálcio na corrente sanguínea.

São sintomas de intoxicação por Carambola

-Perda de Apetite

-Salivação intensa

-Tremores

-Fraqueza ao andar

-Vômito

-Diarréia

-Presença de sangue na urina

-Beber mais água do que o normal

A Carambola madura não apresenta muito oxalato de cálcio e seus efeitos de intoxicação só ocorrerá se o gato ingerir uma grande quantidade da fruta.

Alguns gatos apresentam falência dos rins pela ingestão de Carambola. Todo cuidado é pouco.

A Casca, as Folhas e o Caroço do Abacate um Veneno para  Gato

 O Abacate não é de todo mal para nosso gatinhos, ele  é rico em  proteína, gordura, sais ,minerais, vitaminas e antioxidantes.  A polpa da fruta, parte que contém a maioria dos nutrientes pode ser dada com cautela e em pequenas quantidades por apresentar grande quantidade de gordura e ser  muito calórica (cada 100 gramas de abacate tem 160 kcal).

A gordura presente na polpa em grande quantidade  pode fazer o gato desenvolver pancreatite. Uma doença grave que se não tratada rapidamente pode levar seu gatinho a óbito. Então a moderação é tudo ao dar a polpa de abacate para o bichano. Recomendo você dar como um agrado uma vez por semana, assim ele vai poder apreciar o sabor da fruta  sem correr nenhum risco de engordar e ter um mal estar por comer demais abacate.

A OBESIDADE é uma doença crônica e já atinge mais de 54% dos gatos no Brasil

O porque de não incluir a fruta na dieta dos bichanos, vem do fato dela possuir uma toxina que não faz mal para nós humanos, mas causa muitos danos para saúde de alguns animais, como aves, cavalos e bois. Esta toxina chamada persin está presente nas folhas do abacate e na casca da fruta. Algumas pessoas tem o hábito de apenas cortar o abacate e deixar com a casca para o gatinho comer, não indico fazer assim pois ele pode acabar comendo pequenos pedaços da casca. O certo é  cortar a polpa em pedacinhos e por no potinho assim não há perigo.

O caroço do abacate também é uma parte perigosa da fruta para os bichanos. Ao comer o gato quebra o caroço em pedaços  grandes  que podem fazer ele engasgar e em casos mais sérios provocar uma obstrução no esôfago ou intestino do animal.

Gatos que apresentam vômito, diarreia, mal-estar, dificuldade respiratória, aumento da frequência cardíaca e temperatura alta ao comer abacate devem ser levados com urgência ao médico veterinário.

Qualquer duvida é só deixar nos comentários que eu te responderei com maior prazer

Dra Vania de Paula, médica veterinária especializada em clinica de pequenos animais

Dra. Vania de Paula

Médica veterinária especializada em clinica médica de pequenos animais. Vou te ajudar a cuidar melhor do seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *